top of page
PESQUISADORES
PESQUISADORES
Mais tempo ao tempo: o estudo de conceitos temporais em diferentes áreas de conhecimento do ensino fundamental (2010-2011)
Coordenadora: Zena Eisenberg.
Buscaremos através desta pesquisa entender que lugar o tempo e os conceitos temporais ocupam no Ensino Fundamental. O tempo é um conceito que atravessa diversas disciplinas do Ensino Fundamental. Podemos ver seu uso na matemática, nas ciências e na história. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN, expõem como o tempo deve ser incluído e tratado no currículo escolar no Ensino Fundamental. Com base nos PCN e analisando também alguns livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), vemos que o tempo aparece como tópico na matemática, na história e nas ciências. Na psicologia, pesquisas nos mostram que o desenvolvimento de conceitos temporais se dá desde o nascimento até os nove ou dez anos de idade. Assim sendo, um diálogo mais estreito entre a psicologia e as disciplinas que discutem o tempo no ensino fundamental se faz necessária, para trabalhar com as crianças os pré-requisitos necessários para que compreendam os tempos usados e discutidos em sala. O projeto envolverá alunos e professores do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Vassouras. A pesquisa será composta de quatro fases, sendo duas de avaliação e uma especificamente de formação dos professores. Esperamos com esta pesquisa ampliar a formação de professores e desenvolver materiais didáticos para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental sobre tópicos relacionados ao conceito de tempo nas áreas de matemática, ciências e história, tendo como respaldo teórico o conhecimento advindo da psicologia do desenvolvimento.
bottom of page